Vamos entender como lidar com edemas e inchaço nas pernas?

edema

Quem já teve a sensação de pernas pesadas, inchadas e desconfortáveis sabe o quão incômodo isso pode ser. Em muitos casos, estes são somente os sintomas de algum outro problema, como o edema, por exemplo, sendo que se manifestam com maior ou menor intensidade a depender do quadro e do estágio em que se encontra.

A boa notícia é que existem várias estratégias e tratamentos eficazes para lidar com esses sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Aliás, é sempre importante lembrar que cada quadro e plano de tratamento varia de acordo com o estágio em que se encontra e das demais condições do paciente.

No artigo abaixo vamos entender quais as possíveis causas destes problemas e também algumas possíveis ações que ajudam a minimizar o desconforto causado.

Acompanhe a leitura!

Como surgem os edemas?

O edema, caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido nos tecidos, é um problema comum que afeta muitas pessoas, especialmente nas pernas e tornozelos.

O inchaço nas pernas, mais especificamente, pode ser causado por uma série de fatores também, incluindo:

  • Problemas de circulação
  • Retenção de líquidos
  • Lesões
  • Condições médicas subjacentes
  • Estilo de vida sedentário

Embora o edema nas pernas possa ser desconfortável e limitante, existem várias estratégias eficazes para lidar com esse problema.

Vamos entender algumas delas? Acompanhe abaixo:

Vamos começar compreendendo a fundo o problema, que pode ser somente uma consequência de outros problemas, em alguns casos, maiores. Confira alguns possíveis quadros abaixo:

Problemas de circulação: Insuficiência venosa crônica, trombose venosa profunda (TVP) ou varizes podem interferir no fluxo sanguíneo adequado, resultando em edema nas pernas.

Retenção de líquidos: Desequilíbrios hormonais, gravidez, medicamentos, doenças renais, hepáticas ou cardíacas podem levar à retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas.

Lesões e trauma: Lesões, torções ou fraturas podem causar edema imediato nas pernas devido à inflamação e resposta do sistema imunológico.

Alguns cuidados na sua rotina podem ajudar também!

Elevação das pernas:

Elevar as pernas acima do nível do coração, sempre que possível, pode ajudar a reduzir o acúmulo de líquidos nas pernas. Isso pode ser feito por meio de travesseiros, almofadas ou até mesmo elevando as pernas contra uma parede.

Compressão das pernas:

O uso de meias de compressão graduada ou ataduras compressivas pode auxiliar na redução do edema, melhorando a circulação sanguínea e evitando a retenção de líquidos nas pernas.

Exercícios regulares:

A prática de exercícios físicos regularmente ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os músculos das pernas e reduzir o inchaço. Caminhadas, natação e ciclismo são opções de baixo impacto recomendadas.

Dieta equilibrada:

Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a controlar o peso corporal e evitar a retenção de líquidos. Reduzir o consumo de sódio e aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio, como bananas e vegetais folhosos, pode auxiliar no equilíbrio hídrico do corpo.

Hidratação adequada:

Manter-se hidratado é fundamental para evitar a retenção de líquidos. Beber água suficiente ao longo do dia pode ajudar a manter um equilíbrio saudável de fluidos no organismo.

Massagem e drenagem linfática:

A massagem suave nas pernas e a drenagem linfática podem ajudar a estimular o fluxo linfático e reduz

Conte com quem pode lhe ajudar!

A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde, especialmente neste período de férias?

Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! Estaremos lhe esperando!

Categorias
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
LinkedIn

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta