Uso de anticoncepcional e o surgimento de Trombose – qual a ligação real?

menina com anticoncepcional em mãos pensando

Existem diversos mitos que circulam tanto sobre o uso de anticoncepcional quanto sobre as causas de surgimento da Trombose. A associação entre estas duas questões é bem comum e acaba preocupando muitas mulheres sobre a melhor forma de prevenir a gravidez e também cuidar da saúde.

O ideal é sempre entender o tipo de medicamento que se está ingerindo e os riscos que ele pode representar à saúde. A melhor forma de fazer isso é contando com profissionais de confiança em ambas as áreas e que possam auxiliar nesse entendimento.

No artigo abaixo, vamos apresentar os motivos para a associação do anticoncepcional com a Trombose e também alguns sinais que a mulher deve ficar atenta em seu próprio corpo.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

De onde surgiu essa teoria?

A composição da pílula anticoncepcional contém uma associação dos hormônios estrogênio e progesterona que, quando combinados, acabam interferindo também no fluxo vascular do corpo. Vale lembrar que isso é válido também para outros métodos que combinam os hormônios, como injeção, implantes e adesivos.

Uma vez instalado no imaginário popular, é difícil mudar essa ideia, mas a verdade é que o surgimento de trombose ligado ao anticoncepcional não é tão direto assim. Os riscos são certamente mais altos para as mulheres que fazem seu uso (cerca de 5x mais), mas os dados absolutos são de 5 casos a cada 100.000.

Ainda que sejam baixas, as chances existem! Por isso, é necessário ficar atenta aos sinais que o corpo pode dar de que algum problema pode estar iniciando.

Veja a lista com alguns deles abaixo:

  • Inchaço em somente uma das pernas;
  • Dor ou sensação de peso nos membros inferiores;
  • Aumento da temperatura nas pernas;
  • Espessamento da pele;
  • Veias dilatadas;
  • Vermelhidão.

Como evitar o surgimento de Trombose e evitar a gravidez?

Caso a paciente tenha vontade ou, em muitos casos, a necessidade de evitar uma possível gravidez, é certamente possível optar por outras formas de contracepção. Os métodos que funcionam a base de somente de progesterona não têm o efeito de influenciar no fluxo sanguíneo.

Quem já tem a predisposição ao desenvolvimento de Trombose pode avaliar junto a um médico especialistas as outras opções, neste caso sem hormônio, como, por exemplo:

  • DIU Mirena;
  • DIU de Cobre (já que não tem hormônios em sua composição);
  • Algumas versões das injeções anticoncepcionais (trimestrais);
  • Implanon.

Como dito acima, é preciso ficar atento tanto aos sinais quanto à predisposição que cada mulher pode ter. Os principais fatores de influência podem ser evitados, mas em alguns casos é preciso uma atenção especial. Veja abaixo:

  • Casos de Trombose na família – este é o fator mais difícil de manejar, já que o fator genético é bem influente no surgimento do caso;
  • Rotina em que se passa muito tempo em uma mesma posição;
  • Consumo de alimentos muito gordurosos;
  • Pouca ingestão de água;
  • Sedentarismo – a falta de movimento vai, aos poucos, desestimulando o fluxo sanguíneo dos membros inferiores até o coração, causa principal da Trombose.
anticoncepcional - mulher feliz

A indicação para uso ou não, considerando esta e outras reações que a pílula anticoncepcional tem, divide opiniões dentre os médicos. O ideal é sempre considerar todas as possibilidades e entender o que faz mais sentido para a saúde de cada paciente.

Conte com quem pode lhe ajudar!

A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde, especialmente neste período de recuperação?

Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! 

Estaremos lhe esperando!

Categorias
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
LinkedIn
cirurgia vascular
Cuidados com as varizes

Vamos entender juntos a importância da cirurgia vascular na saúde cardiovascular

O sistema vascular desempenha um papel crucial na saúde do coração e do corpo como um todo, sendo responsável pelo transporte eficiente de sangue, nutrientes e oxigênio para todas as células e órgãos. Quando surgem problemas vasculares, como obstruções, aneurismas ou doenças das artérias e veias, a saúde cardiovascular pode ser comprometida, resultando em complicações graves.

Leia a Notícia Completa »

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta