Cirurgia Vascular e Endovascular, qual a diferença e em quais casos são aplicadas?

cirurgia

A área de cirurgia vascular, analisando de uma maneira mais ampla, é responsável por tratar os vasos sanguíneos (sistema linfático, artérias e veias) de forma completa. Isso inclui atenção a doenças do sistema circulatório também, como aneurismas de aorta e aterosclerose.

O cuidado constante com a saúde e as formas mais simples de prevenção a longo prazo evitam que medidas mais sérias, como a própria operação, sejam necessárias. Ainda assim, em muitos casos, a operação passa a ser a solução mais segura e que vai trazer mais conforto ao paciente. Vamos entender mais sobre isso?

Para começar, quando a cirurgia passa a ser necessária?

Em toda a medicina, se acredita que a partir do momento em que os problemas de saúde passam a afetar a qualidade de vida do paciente, são necessárias medidas mais definitivas. Neste caso, pensando ainda que as condições podem ser de maior ou menor gravidade e com diferente grau de complexidade, é preciso entender em qual caso a técnica endovascular é recomendada e quando a vascular é a melhor opção.

A princípio, a diferença mais importante destas duas modalidades está na forma de acesso aos vasos sanguíneos durante a intervenção. No caso da endovascular, são feitas punções que permitem o profissional manipular instrumentos auxiliares, como cateteres, balões para dilatação, fios-guias e stents. Já na vascular, as incisões são mais diretas, indo das camadas superficiais da pele até o vaso comprometido.

Veja abaixo qual abordagem costuma ser adotada com o exemplo de quatro casos específicos.

Possíveis problemas a serem tratados:

  • Varizes: vascular

É um dos principais tratamentos da área vascular. As varizes são a dilatação anormal das veias das pernas e são causadas majoritariamente por fatores como sedentarismo, ganho de peso e influência genética. A operação costuma ser a solução mais definitiva para acabar com o desconforto, inchaço e sensação de “queimação” nas pernas.

  • Aterosclerose: vascular

Esta doença é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, o que com o tempo, acaba prejudicando a passagem de sangue por ali. É um caso bem mais sério pois, com o tempo, esse estreitamento do vaso sanguíneo pode afetar diretamente a distribuição de sangue para os órgãos. O tratamento, nesse caso, tem o efeito de “limpeza” desses caminhos.

  • Aneurismas: endovascular

A dilatação excessiva dos vasos sanguíneos permite a passagem do sangue de maneira descontrolada. Isso pode resultar em hemorragias internas ou até, em casos mais graves, um acidente vascular cerebral (AVC). Isso pode acontecer em diversas áreas do corpo, como pernas, baço, fígado, cérebro ou artéria aorta. A operação interrompe ou então normaliza o fluxo de sangue da área afetada para o restante do corpo.

  • Miomas uterinos: endovascular

Apesar de benignos, os miomas podem causar diversas consequências no corpo da mulher, como o aumento do sangramento menstrual, inclusive com risco de anemia, por exemplo. A abordagem endovascular interrompe o suprimento de sangue nos miomas de maneira definitiva.

Estes são apenas quatro casos mais comuns abordados por estas duas especialidades, outras possíveis doenças a serem tratadas são:

Cirurgia Vascular:

  • Varizes;
  • Trombose venosa;

Cirurgia Endovascular:

  • Lesões obstrutivas;
  • Varicoceles;
  • Varizes pélvicas;
  • Dissecção da artéria aorta;
  • Malformação artério-venosa;
  • Hiperidrose.

A Dra. Ani Loize Arendt é especialista na área de Cirurgia Vascular e nas muitas possibilidades de tratamento para doenças vasculares. Com mais de 10 anos de experiência na área, têm encontrado as melhores soluções para as individualidades de cada paciente.

Não adie os cuidados com a sua saúde, a prioridade deve ser sua qualidade de vida e bem-estar. Agende uma consulta com a Dra. Ani para saber mais sobre as possibilidades de tratamento e todos os detalhes dos tratamentos endovasculares e vasculares.

Categorias
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
cirurgia vascular
Cuidados com as varizes

Vamos entender juntos a importância da cirurgia vascular na saúde cardiovascular

O sistema vascular desempenha um papel crucial na saúde do coração e do corpo como um todo, sendo responsável pelo transporte eficiente de sangue, nutrientes e oxigênio para todas as células e órgãos. Quando surgem problemas vasculares, como obstruções, aneurismas ou doenças das artérias e veias, a saúde cardiovascular pode ser comprometida, resultando em complicações graves.

Leia a Notícia Completa »

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta