Uma das principais queixas no consultório vascular é sobre inchaço nas pernas. O chamado Edema Periférico pode acontecer por diversos motivos, ainda mais dependendo da rotina de cada pessoa, e nem sempre precisa significar algum problema de circulação ou algo mais sério.
A partir desse entendimento, é preciso analisar o que está causando este problema e então avaliar junto ao médico a melhor opção de tratamento.
Porém, em alguns casos, esse inchaço pode representar um acúmulo de líquidos na região, causado justamente pela dificuldade que o sangue está tendo de fazer seu percurso normal.
São muitas as possibilidades e variações destes tipos de inchaço. Conheça 7 delas abaixo.
Insuficiência Venosa Crônica
Neste caso, os pacientes costumam perceber o inchaço perto do fim do dia, depois de passarem muito tempo em pé ou sentados. Também muitas vezes esta é uma condição associada ao surgimento de varizes. Isso porque as válvulas venosas não estão em pleno funcionamento e têm dificuldade de levar o sangue “de volta ao coração”.
- Tratamento: abordagens clínicas e cirúrgicas são possíveis e costumam resolver o problema em pouco tempo.
Insuficiência Cardíaca Congestiva
Os pacientes que já possuem o diagnóstico de alguma doença vascular, como miocardites ou hipertensão arterial, podem notar que o inchaço se inicia logo após um período de esforço ou então já durante a manhã, se estendendo por todo o dia, podendo piorar até a noite, em alguns casos.
- Tratamento: O acompanhamento deve ser feito majoritariamente por um Cardiologista, que pode optar pela via cirúrgica, tratando o problema em si, ou pela via medicamentosa.
Altas temperaturas
Em temperaturas mais elevadas, é comum que nosso corpo dilate ao longo do dia. Isso ocorre para que o calor seja distribuído igualmente pelo sangue por todo o corpo. Neste caso, não há problema nenhum!
- Tratamento: Manter-se bem hidratado nas épocas mais quentes e elevar as pernas acima do nível do coração sempre que possível ajuda a aliviar o desconforto.
Posicional
Para que o corpo faça o movimento de circulação adequadamente, é preciso movimentá-lo! O estímulo é necessário para manter o sangue correndo.
- Tratamento: É preciso ficar alerta em situações que nos exigem muito tempo em pé ou sentados, como home office e viagens longas, por exemplo. Levantar de hora em hora é essencial!
Infecção de pele
Além do próprio inchaço, alguns outros sinais podem ser percebidos quando o problema é uma infecção maior, como vermelhidão e calor na região. Em casos que se estendem, o paciente pode sentir febre e até notar ínguas na área.
- Tratamento: Na maioria dos casos, a abordagem com antibióticos costuma resolver a situação, mas é sempre necessário entender o que iniciou o problema a fim de evitar a sua reincidência.
Linfedema
São casos de inchaço decorrentes da obstrução no Sistema Linfático (parte do Sistema Circulatório). É complicado estipular sua causa, já que pode ser tanto um problema congênito quanto algo ocasionado a partir de uma lesão cirúrgica, por exemplo.
- Tratamento: A recuperação pode se dar a partir de massagens localizadas (drenagens), medicamentos que estimulam o fluxo linfático ou então a combinação de ambas abordagens.
Trombose Venosa Profunda (TVP)
Um relato importante do paciente é a percepção de que o inchaço ocorre em somente uma das pernas. Isso muda a interpretação do médico, pois torna mais possível a existência de um coágulo obstruindo o retorno venoso.
- Tratamento: Na grande maioria dos casos, o médico responsável ministra o uso de medicamentos anticoagulantes por um período determinado ou a longo prazo.
É necessário estar sempre atento aos sinais que nosso corpo dá. São poucos os casos em que teremos apenas um sintoma para “denunciar” que algo está errado em nosso organismo.
Além disso, quando buscamos explicação médica desde o princípio de algum incômodo, as possibilidades de tratamento são muito maiores e com grandes chances de sucesso.
Conte com quem pode lhe ajudar!
A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde, especialmente neste período de recuperação?
Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! Estaremos lhe esperando!