Mitos e verdades sobre a Laserterapia – o que se pode esperar desta técnica?

laserterapia aplicada nas pernas

Na área de cirurgia vascular, o laser tem sido um grande aliado dos médicos angiologistas. Isso porque, além de ser uma abordagem pouco invasiva, garante resultados rápidos e duradouros. A Laserterapia tem sido a principal escolha dos pacientes e indicação dos profissionais.

Uma das vantagens é que esta técnica pode ser usada em diferentes estágios de desenvolvimento das varizes. O laser transdérmico, por exemplo, é indicado para pequenas e microvarizes, enquanto o laser endovenoso é usado em safenas.

Quanto mais as pessoas procuram pelo tratamento, mais dúvidas surgem. Sendo assim, vamos compreender mais sobre ele com respostas às principais perguntas.

Acompanhe a leitura!

O laser pode ser usado em conjunto a tratamentos paralelos?

Sim! Inclusive, na grande maioria dos casos, a abordagem de diferentes técnicas é a recomendação principal. Para os casos de pequenas e micro varizes, a escleroterapia costuma ser feita na mesma sessão do laser, potencializando seus resultados e garantindo ainda mais qualidade de tratamento.

Já para os casos mais avançados, com varizes mais grossas e/ou profundas, a flebectomia associada é o segundo método de escolha. Neste caso, acontece a remoção cirúrgica das veias a partir de micro incisões na pele, que são facilitadas pelo fato do paciente já estar anestesiado e em ambiente hospitalar.

O tratamento com laser dói?

Tanto com a técnica transdérmica quanto com a endovenosa, o paciente não costuma relatar dor ou sequer sensação de incômodo. Isso porque, no primeiro caso, a aplicação do calor é acompanhada de um resfriador de pele, aliviando e relaxando a sensação de contato direto do laser com a região.

Já na segunda abordagem, o laser endovenoso é aplicado acompanhado de anestesia local, oferecendo ainda mais conforto e menos chances de complicações ao paciente.

A recuperação do procedimento é demorada?

É claro que a estimativa do tempo de recuperação é avaliada de acordo com as particularidades de cada caso e paciente, mas, na grande maioria dos casos, é um período muito menor do que o das cirurgias convencionais.

No caso do laser transdérmico, nem sequer há um período de repouso exigido após o procedimento. O paciente pode retomar suas atividades logo depois, inclusive a prática de exercícios físicos. No caso do laser endovenoso, a retomada é dentro de 72h para atividades normais e uma semana para atividades mais específicas.

Qual a melhor época do ano para o tratamento?

A verdade é que o momento ideal para o tratamento das varizes é quando estas passam a representar algum problema para a saúde do paciente. Muitas pessoas ainda deixam para pensar em tratamentos quando isso passa a se tornar um incômodo estético, mas quanto antes se inicia o tratamento, maiores são as possibilidades técnicas e melhores são os resultados.

Ainda assim, quando há a possibilidade de escolha para o período de tratamento, o inverno e o outono costumam ser a indicação ideal. Isso porque, baseado em diversos estudos sobre a aplicação de laser na pele, a maior exposição ao sol dos meses quentes pode gerar manchas ou maior pigmentação na região tratada.

Além disso, no caso da retirada cirúrgica dos vasos, quando são feitas micro incisões, o sol também deve ser evitado a fim de garantir completa cicatrização da pele.

Agora que temos alguns esclarecimentos sobre as possibilidades de aplicações da Laserterapia, podemos pensar em mais essa forma de cuidado com a saúde. O ideal é sempre conversar com um médico de segurança para garantir o melhor tratamento para cada caso.

Conte com quem pode lhe ajudar!

A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde, especialmente neste período de recuperação?

Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! Estaremos lhe esperando!

Categorias
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
LinkedIn
cirurgia vascular
Cuidados com as varizes

Vamos entender juntos a importância da cirurgia vascular na saúde cardiovascular

O sistema vascular desempenha um papel crucial na saúde do coração e do corpo como um todo, sendo responsável pelo transporte eficiente de sangue, nutrientes e oxigênio para todas as células e órgãos. Quando surgem problemas vasculares, como obstruções, aneurismas ou doenças das artérias e veias, a saúde cardiovascular pode ser comprometida, resultando em complicações graves.

Leia a Notícia Completa »

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta