As doenças vasculares têm diversas origens e podem afetar a vida dos pacientes de diferentes maneiras, e o primeiro passo depois de identificar quaisquer alterações no nosso corpo, é buscar auxílio médico. É muito importante saber filtrar os mitos e verdades que circulam – principalmente sobre a área da saúde – e contar com quem pode realmente explicar a situação.
Quando a prevenção caminha junto com o entendimento e o acompanhamento de um médico especialista na área, se torna muito mais fácil evitar o surgimento de certas condições e também a iniciar o tratamento ideal para cada caso. Para ajudar em alguns entendimentos gerais, separamos abaixo mitos e verdades sobre as principais doenças vasculares, confira no artigo abaixo.

Mitos e verdades sobre doenças vasculares:
DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA
● DAP não tem cura: VERDADE:
Infelizmente esta é uma verdade, porém os fatores de risco de desenvolvimento para uma condição mais grave podem ser controlados, não comprometendo a qualidade de vida do paciente.
● DAP é exclusivamente hereditário: MITO
Apesar de isso ser um fator de possível influência, a carga genética não costuma ser decisiva por si só, outras questões como a rotina e hábitos alimentares são importantes também.
TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
● Anticoncepcional e cigarro podem causar Trombose: VERDADE
Pode-se dizer que os riscos para quem faz uso disso são muito maiores, já que a pílula possui hormônios que contribuem para a dilatação das veias e o cigarro contém substâncias pró-coagulantes, o grande risco para esta condição.
● Somente idosos têm esse problema: MITO
A Trombose Venosa aparece também em pacientes entre os 20 e os 40 anos. Isso porque estes estão mais expostos a fatores de risco externo, como o álcool, uso de pílula anticoncepcional e muito tempo trabalhando sentado ou em pé, por exemplo.
AVC
● Atividades físicas diminuem as chances de acontecer: VERDADE
Assim como evitar vícios como o tabaco e comidas gordurosas, manter o controle da hipertensão arterial, diabetes e quaisquer outros desequilíbrios que podem causar o AVC.
● As chances de cura são pequenas: MITO
Isso se baseia no diagnóstico do quadro. Quanto antes se identifica o problema e se inicia o tratamento, menores são as chances de ocorrerem sequelas.
EMBOLIA PULMONAR
● Apenas coágulos sanguíneos podem causar embolia: MITO
Bactérias, gases, choques e até mesmo gordura podem ocasionar uma obstrução.
● Cirurgias nos membros inferiores podem facilitar o desenvolvimento de coágulos: VERDADE
Cerca de 80% dos pacientes que operam nestas regiões podem desenvolver o problema, principalmente quando o uso de anticoagulante não é feito corretamente.
INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA
● Alguns cremes solucionam o problema: MITO
Esta é uma condição que se resolve a partir da diminuição do peso, atividades moderadas, uso de meias de compressão e acompanhamento profissional. Soluções tópicas (aplicadas na pele) não são o suficiente para solucionar o problema.
● O surgimento dos chamados “vasinhos” na pele são um sinal: VERDADE
A verdade é que quando percebemos estes sinais, é um aviso claro de uma variz com problemas de dilatação, já que esta surge antes da marca visível na pele.
VARIZES
● Musculação pode intensificar as varizes: MITO
Quando feita corretamente e com o auxílio de um profissional, a musculação é inclusive muito benéfica para quem tem varizes, já que estimula a circulação sanguínea. É preciso evitar somente a sobrecarga, como os treinos de fisiculturismo ou alguns modelos de Crossfit, por exemplo.
● O calor propicia o surgimento das varizes: VERDADE
A dilatação dos vasos sanguíneos acontece durante as altas temperaturas e por isso o verão é um período em que a atenção deve ser redobrada nos cuidados com os pacientes.
Alerta importante:
Além destas questões que já são comprovadas cientificamente, é importante fazer uma ressalva para uma situação que ainda está sendo estudada: a ligação de pacientes que se recuperam do COVID-19 com o surgimento de problemas vasculares.
Muitos estudos têm inclusive declarado o acometimento pelo vírus como uma doença vascular. Isso porque a inflamação nos pulmões causada pela condição pode afetar as demais áreas do corpo e desencadear um processo inflamatório mais complexo, propiciando a formação de coágulos, um dos grandes causadores de muitas doenças vasculares.
É importante ficar atento aos 5 principais sintomas:
- Dores nos membros inferiores
- Inchaço e rigidez nos músculos
- Formigamento e sensação de queimação nas pernas
- Mudança de cor na pele dos membros
- Alteração na temperatura das pernas
É muito importante também o acompanhamento nos meses seguintes da recuperação do paciente, já que muitos problemas podem demorar a surgir ou até mesmo demonstrar seus sintomas, o que diminui as possibilidades e chances de sucesso no tratamento.
Recomenda-se que os exames de rotina sejam feitos rigorosamente e o acompanhamento médico em diferentes especialidades também.
A Dra. Ani Loize Arendt é Cirurgiã Vascular com mais de 10 anos de experiência nos cuidados com doenças vasculares e comprometida a encontrar sempre a melhor opção de tratamento para as condições desta especialidade. Agende uma consulta para esclarecer mais mitos e verdades sobre a área e cuidar da sua saúde com quem pode realmente lhe ajudar. Estamos lhe esperando!