Varizes e vasinhos – como diferenciar e como tratar cada caso

pernas com vasinhos

Muitos homens e mulheres relatam queixas em relação ao surgimento dos famosos vasinhos e varizes, principalmente nos membros inferiores e após os 50 anos. Há a indicação de que cerca de 50% da população mundial seja afetada em algum grau por esses problemas.

Isso mostra que alguns hábitos podem estar contribuindo para esses surgimentos em tantas pessoas. Porém, ainda que sejam diagnósticos comuns, há muitas dúvidas, principalmente na diferenciação destes dois casos.

No artigo abaixo, vamos entender essas diferenças básicas.

O que são vasos?

Os chamados “vasinhos”, ou “Teleangectasias”, são veias de no máximo 1 a 2mm de diâmetro. Elas ficam localizadas nas camadas mais superficiais da pele e podem ou não se juntar a outras, formando aglomerados.

Quando saudáveis, é impossível percebê-las, porém, quando estão problemáticas, acabam ficando dilatadas e com a coloração arroxeada.

Na grande maioria dos casos, os principais tratamentos para os vasinhos costumam ser pouco invasivos e apresentam ótimos resultados logo no início.

Como dito acima, podem se manifestar de formas diferentes, sendo:

Vasinhos simples: aparecendo de maneira espalhada pela pele (abaixo da cintura, na maioria dos casos) e não tendo nenhuma conexão com vasos maiores.

Vasinhos complexos (ou chamados “combinados”): vasos agrupados e que se conectam com “veias-mãe”, que ficam nutrindo essas ligações menores.

Possível tratamento para vasinhos

Como abordagem de tratamento, a melhor indicação atualmente é a associação de Escleroterapia com a aplicação de Laser Transdérmico. Ambas técnicas irritam o interior do vaso e acabam destruindo-o, fazendo com que seja absorvido de volta pelo organismo.

No caso dos vasinhos complexos, é necessário tratar primeiramente as veias-mãe a fim de interromper o fluxo de sangue que mantém os vasinhos dilatados. Isso facilita o tratamento e eliminação destes vasos menores posteriormente.

Estas duas técnicas, quando combinadas, geram resultados rápidos e com poucas limitações aos pacientes no pós-procedimento.

O que são varizes?

Já as varizes e microvarizes estão localizadas em camadas mais profundas da pele. Quando doentes, acabam ficando dilatadas (formato tortuoso) e podem ser vistas com relevo nos membros inferiores. A longo prazo, quando não tratadas, podem diminuir a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Assim como os vasinhos, apresentam diferentes classificações:

Veias tronculares: são as que estão saltadas e visíveis na pele;

Microvarizes: não são saltadas e possuem coloração azulada ou esverdeada.

Possíveis tratamentos para as varizes

Atualmente, há algumas formas de tratar as varizes, ainda que já estejam em um nível mais avançado. As técnicas modernas permitem uma recuperação mais rápida do paciente, além de serem menos invasivas, o que também diminui as chances de erros e problemas na recuperação.

Ainda assim, quando o paciente não responde a estas abordagens mais simples, a intervenção cirúrgica pode ser recomendada. Conheça as principais opções:

  • Crioescleroterapia
  • Endolaser
  • Laser Transdérmico
  • Escleroterapia com espuma
  • Microcirurgia convencional

Por que é importante diferenciá-los?

Ainda que tenham semelhanças fundamentais, como as causas para seus surgimentos, neste caso, os problemas de circulação, é indispensável a diferenciação destes dois quadros. Isso porque é a partir do diagnóstico correto que o melhor plano de tratamento pode ser traçado.

Além disso, é importante também atribuir os devidos graus de perigo à saúde. Por exemplo, enquanto os vasinhos podem causar apenas (mas não somente) desconforto estético, as varizes podem se desenvolver em graus mais severos.

O ideal é sempre buscar auxílio médico e entender exatamente o que está acontecendo no organismo a fim de receber as indicações de cuidados necessários.

Conte com quem pode lhe ajudar!

A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde, especialmente neste período de recuperação?

Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! Estaremos lhe esperando!

Categorias
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta