Vantagens e cuidados após diferentes tratamentos para vasos dilatados

Os vasos dilatados podem trazer desconforto e limitações na rotina diária das pessoas afetadas pela condição. Por isso é de extrema importância conhecer as possíveis formas de tratamento.

Com o avanço dos estudos sobre Angiologia e Cirurgia Vascular, diferentes possibilidades de tratamento para pacientes da área se tornam mais acessíveis.

Atualmente, duas abordagens médicas prometem recuperação de diferentes estágios das veias varicosas. Vamos conhecer mais sobre a Escleroterapia e a Crioescleroterapia?

Acompanhe o artigo abaixo.

Como identificar os vasos dilatados?

Os sintomas de veias problemáticas costumam ser notados somente quando se tornam uma incomodação estética, o que já mostra um estágio em progresso. Para facilitar o tratamento e contar com mais opções, é interessante consultar um especialista assim que notar qualquer um dos sinais abaixo nas pernas:

  • Sensação de peso;
  • Queimação ou formigamento;
  • Inchaço;
  • Mudança de cor.

Escleroterapia – as diferentes possibilidades de abordagem da técnica

A Escleroterapia é uma técnica moderna e que pode ser performada de diferentes maneiras, variando a substância de aplicação utilizada e também a quantidade de sessões.

Tudo depende do estágio dos vasos dilatados e também do organismo de cada paciente.

As possibilidades são:

Escleroterapia com espuma:

Este é a aplicação indicada aos pacientes que apresentam vasos dilatados já mais grossos e de difícil “absorção pelo corpo”. Durante o procedimento, o médico injeta quantidades fracionadas de espuma de dióxido de carbono, uma substância que age “irritando” as varizes e assim cicatrizando-as, o que as deixa bem mais
discretas.

Escleroterapia a laser:

É um procedimento moderno que concentra o calor do laser diretamente nas veias problemáticas. Ao aumentar sua temperatura o vaso “se destrói”. O uso de laser encarece um pouco o procedimento, mas também possibilita o tratamento de outras áreas, como rosto, tronco e, claro, as pernas.

Escleroterapia com glicose:

É a variação mais indicada para casos com veias pequenas e vasos mais “simples”. Também conhecida como “Escleroterapia por injeção”, esta técnica permite a aplicação de glicose diretamente nos vasos dilatados, irritando e em seguida inflamando o vaso. O resultado é a cicatrização, que o fecha por completo.

A melhor abordagem e produto a ser aplicado é uma escolha individual do paciente e que deve ser feita em parceria com o médico Angiologista, já que somente ele pode avaliar com certeza a melhor forma de tratamento e a maneira como cada corpo vai responder a certas substâncias.

Crioescleroterapia – uma inovação

Este é um método relativamente novo para o tratamento dos vasos dilatados e tem apresentado ótimos resultados, sendo uma das principais escolhas dos médicos para os pacientes que ainda estão na fase dos micro ou pequenos vasos (calibre menor do que 2mm).

Entenda como funciona esta variação da Escleroterapia convencional abaixo:

A Crioescleroterapia aplica glicose hipertônica (esclerosante) resfriada a -40° diretamente no interior da veia dilatada, possibilitando um resultado mais assertivo, menos dor ao paciente e menor chance de surgimento de hematomas pós-procedimento.

Uma das grandes vantagens desta técnica é que a recuperação é bem mais rápida. O paciente pode retornar à sua rotina logo em seguida das aplicações, sempre levando em consideração as recomendações básicas:

  • Evitar o uso de sapatos de salto alto ou desconfortáveis logo após;
  • Maneirar na prática de exercícios físicos;
  • Utilizar as meias de compressão indicadas pelo médico;
  • Manter uma alimentação leve e saudável.

O número de sessões é avaliado pelo Angiologista ou Cirurgião Vascular responsável, mas, de maneira geral, menos aplicações são necessárias neste tratamento devido à precisão das injeções.

mulher sentada com pernas saudáveis sem a presença de vasos dilatados

Conte com quem pode lhe ajudar!

A Dra. Ani Loize Arendt é médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com mais de 10 anos de experiência na área. Vamos agendar uma consulta para entender as diferentes formas de cuidar da sua saúde e entender a melhor forma de tratamento para você?

Temos certeza de que vamos encontrar juntos o que funciona melhor para você! Estaremos lhe esperando!

Categorias
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
cirurgia vascular
Cuidados com as varizes

Vamos entender juntos a importância da cirurgia vascular na saúde cardiovascular

O sistema vascular desempenha um papel crucial na saúde do coração e do corpo como um todo, sendo responsável pelo transporte eficiente de sangue, nutrientes e oxigênio para todas as células e órgãos. Quando surgem problemas vasculares, como obstruções, aneurismas ou doenças das artérias e veias, a saúde cardiovascular pode ser comprometida, resultando em complicações graves.

Leia a Notícia Completa »

AGENDE SUA CONSULTA DO CONFORTO DE SUA CASA

Open chat
Marcar Consulta